Fale conosco pelo Whatsapp

Reconstrução Protética da ATM

Compartilhe esse conteúdo
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin


A ATM é uma articulação única, já que não funciona de forma independente, e sim em conjunto com sua articulação contralateral. Portanto, problemas na primeira podem implicar direta ou indiretamente no funcionamento e a saúde da segunda. Esta é a articulação mais ativa do corpo, movendo-se até 2000 vezes por dia durante a fala, mastigação, deglutição e ronco. Os distúrbios na região fazem parte de um grupo heterogêneo de patologias denominadas disfunções temporomandibulares (DTM), que podem se manifestar com uma variedade de sinais e sintomas, atualmente sendo considerada como a condição de dor orofacial crônica mais frequente.

Pacientes que possuem tais diagnósticos e que foram tratados com próteses customizadas apresentaram maiores níveis de melhora objetiva e subjetiva. Estudos alegam que este sistema fornece uma prótese biologicamente mais aceitável e funcional do que o sistema de implantes de estoque, pois é feito sob medida e tem o benefício de um ajuste “perfeito”. Isso permite o máximo contato entre o dispositivo e o osso hospedeiro, melhorando a estabilidade, o seu sucesso a longo prazo e minimizando o micromovimento. É particularmente relevante para pacientes que necessitam da reconstrução da articulação, cuja anatomia é frequentemente distorcida.

Nesse contexto, apesar de as experiências precoces com materiais aloplásticos e sistemas protéticos para reabilitação da ATM terem sido catastróficas (Proplast-Teflon/Silastic), nos últimos anos novos sistemas protéticos da ATM foram introduzidos como uma opção de tratamento para pacientes que já foram submetidos a múltiplas terapias cirúrgicas e não-cirúrgicas da ATM. Todos os estudos disponíveis sugerem que a principal indicação para uma substituição total da articulação é quando esta se encontra gravemente lesada ou mutilada, resultado de uma série de doenças graves ou falha de cirurgias prévias. Esses pacientes – e também aqueles com doenças inflamatórias, tecido conjuntivo/doenças autoimunes, anquilose, tumores ou ausência de estruturas da ATM – podem ter a melhor oportunidade de um tratamento bem-sucedido com uma prótese articular total.

Pacientes implantados com próteses total da ATM, segundo um estudo com acompanhamento de 36 pacientes ao longo de 5 anos, 90% dos pacientes declararam-se como satisfeitos com o resultado da cirurgia, onde 89% apontam que a redução da dor foi o maior benefício. O uso de próteses de ATM customizadas vêm sendo realizado desde o ano 2000 nos Estados Unidos da América, com aprovação do dispositivo pela agência de fiscalização FDA. Essas próteses encontram-se disponíveis no mercado até os dias atuais, comprovando sua eficácia e longevidade. Além disso, como apresentado, as próteses customizadas preenchem todos as propriedades necessárias para uma boa prótese de ATM, com resultados superiores quando comparadas àquelas de estoque.

Deixe um comentário

Sobre Nós

O Centro de Cirurgia Ortognática aplica técnicas para o tratamento de Cirurgia Ortognática e da ATM proporcionando assim aos seus pacientes qualidade de vida e o prazer de sorrir livremente.

Artigos Recentes

Siga-nos no Facebook

Agende sua consulta!
Deseja agendar uma consulta ou esclarecer alguma dúvida? Envie-nos sua mensagem preenchendo esse formulário

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever, você receberá nossos conteúdos em primeira mão.

Precisa de ajuda? Fale conosco por Whatsapp