Cirurgia Ortognática

CIRURGIA ORTOGNÁTICA o procedimento cirúrgico Bucomaxilofacial que tem como objetivo restabelecer um padrão facial harmônico em pacientes jovens e adultos que apresentam um desenvolvimento ósseo facial fora do padrão comprometendo a estética facial, função e auto estima dos pacientes.

É um tratamento multidisciplinar que consiste na associação de um tratamento ortodôntico para alinhamento dentário para a posterior correção cirúrgica através do reposicionamento das bases ósseas, maxila, mandíbula e mento, corretamente em relação à base do crânio.

A primeira fase do tratamento consiste no Preparo Ortodôntico, em que o ortodontista irá posicionar todos os dentes do paciente no local correto em relação a maxila e mandíbula com o uso do aparelho fixo para posterior realização do procedimento cirúrgico.

Todos os acessos são feitos inteiramente por dentro da boca eliminando qualquer tipo de cicatriz. As bases ósseas, maxila e mandíbula, são reposicionadas e fixadas com mini placas e parafusos de titânio, 100% compatíveis com nosso organismo. Este material não precisa ser removida ou passar por qualquer tipo de manutenção pelo resto da vida do paciente sem deixar qualquer marca ou aumento de volume na face do paciente.

A Cirurgia Ortognática está indicada para pacientes que apresentam um crescimento excessivo ou deficiente dos ossos da face ou para pacientes que apresentam algum tipo de assimetria facial. Podendo essas alterações se apresentarem isoladas ou conjuntas.

Para o correto diagnóstico e tratamento Ortodôntico Cirúrgico, uma minuciosa avaliação clínica e dos exames de imagens como radiografias e tomografia computadorizada.

O profissional da área da saúde habilitado e com formação técnica, teórica e cirúrgica específica para a realização deste procedimento é o Cirurgião Bucomaxilofacial.

Especialidade esta da área da Odontologia chamada Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

          A cirurgia ortognática é realizada em âmbito hospitalar, Centro Cirúrgico, sob anestesia geral tendo cerca de 3h a 4h de duração e internação hospitalar de 12h a 24h dependendo do caso.

          A Cirurgia Ortognática irá corrigir o posicionamento ósseo da maxila e mandíbula devolvendo uma harmonia facial ao paciente assim como sua qualidade de vida e auto estima e consequentemente serão corrigidas as Más Oclusões restabelecendo uma Mastigação adequada e Fonética. Aumentando as vias aéreas melhorando a Respiração servindo como tratamento para pacientes que apresentam a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) além de eliminar sintomas como Dores nos músculos da face, mastigação, pescoço e Dores Articulares (ATM).

As más oclusões são classificadas basicamente das seguintes formas:

  • Classe II – Pacientes que apresentaram o crescimento mandibular deficiente e/ou crescimento excessivo maxilar ou ambos;
  • Classe III – Pacientes que apresentaram o crescimento mandibular excessivo e/ou maxilar deficiente ou ambos.;
  • Assimetria Facial – Pacientes que apresentaram crescimento excessivo ou deficiente em um dos lados da face promovendo algum tipo de assimetria facial podendo ou não estar associado à alguma deformidade do tipo Classe II ou Classe III.
  • Atresia Maxilar – Quando a arcada dentária superior do paciente tem um perímetro menor que a arcada dentária inferior promovendo uma mordida cruzada ao paciente.

Durante a fase de recuperação pós operatória, o paciente deverá se alimentar apenas de alimentos líquidos e frios pelos 3 primeiros dias de cirurgia. A partir do 4° dia em diante o paciente deverá se alimentar apenas de alimentos pastosos até o 40° dia de cirurgia.

Uma correta e rigorosa higiene oral e alguns cuidados pós operatórios como afastamento de atividades físicas por cerca de 30 dias, repouso e evitar exposição ao sol por cerca de 15 dias são fundamentais para uma boa e correta recuperação. 

O exame de tomografia computadorizada da face nos possibilita obter uma simulação 3D dos resultados a serem obtidos após o procedimento de cirurgia ortognática além de auxiliar no planejamento do caso a ser operado.

Agende sua consulta!
Deseja agendar uma consulta ou esclarecer alguma dúvida? Envie-nos sua mensagem preenchendo esse formulário