Fale conosco pelo Whatsapp

Por que extrair os Dentes do Siso?

Compartilhe esse conteúdo
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A extração dos dentes do siso é frequentemente recomendada. Estes dentes costumam erupcionar em pacientes com idade entre 17 e 21 anos tanto do sexo masculino quanto do feminino. Além de ser um procedimento simples e seguro os motivos para a retirada são vários. O posicionamento em que eles se encontram podem dificultar a higienização correta, sua não erupção, erupção parcial ou com algum desvio podem causar o apinhamento de outros dentes alem de problemas oclusais, processos patológicos ou infecciosos.  

Somado a esses inconvenientes, os hábitos alimentares de hoje fazem com que eles não tenham muita utilidade na sua boca. Os dentes do siso vêm perdendo espaço na boca das pessoas. Uma das prováveis causas é a alimentação. O fato de os alimentos estarem cada vez mais processados contribui grandemente para o desaparecimento dos quatro dentes do siso por falta de estímulo mastigatório.

Quando o tratamento ortodôntico preventivo não foi feito e os dentes do siso começam a empurrar outros dentes pode ser resultado da falta de espaço ósseo. Também existem casos em que o dente nasce com uma angulação incorreta impactando no dente vizinho.

A extração também é recomendada quando o dente está mal posicionado na arcada dentária, ou ainda, quando não há o dente antagonista a ele. Ou seja, quando não existe seu correspondente na arcada superior ou inferior.

Mais uma situação em que a retirada do dente é indicada é quando o mesmo está muito cariado. Devido ao seu mau posicionamento a escovação dos dentes do siso é bastante difícil. Isso faz a extração ter uma finalidade preventiva. No entanto a extração só deve ser feita quando a retirada não interferir na mordida ou desenvolvimento do paciente.

O método de extração, explica ele, é iniciado com anestesia local. Em seguida, o dente é removido e os pontos são dados. Porém a técnica cirúrgica varia conforme o posicionamento do dente. O pós-operatório inclui repouso, compressas com gelo, anti-inflamatório e antibiótico e cardápio frio e pastoso. Passados cerca de sete dias, os pontos são retirados.  Exames de radiografias extra orais, panorâmicas, e intra orais, periapicais são necessários para avaliação do caso e planejamento cirúrgico pelo cirurgião que ira realizar o procedimento. Em casos mais específicos ou complexos o exame de tomografia computadorizada é necessário.

Deixe um comentário

Sobre Nós

O Centro de Cirurgia Ortognática aplica técnicas para o tratamento de Cirurgia Ortognática e da ATM proporcionando assim aos seus pacientes qualidade de vida e o prazer de sorrir livremente.

Artigos Recentes

Siga-nos no Facebook

Agende sua consulta!
Deseja agendar uma consulta ou esclarecer alguma dúvida? Envie-nos sua mensagem preenchendo esse formulário

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever, você receberá nossos conteúdos em primeira mão.

Precisa de ajuda? Fale conosco por Whatsapp