A Cirurgia Bucomaxilofacial é a especialidade da área de Odontologia que trata dos defeitos de nascença, traumatismos, anormalidades do crescimento crânio-facial, tumores, deformidades estéticas da boca, dentes, maxilar e face.
O cirurgião bucomaxilofacial é um profissional essencial dentro de qualquer hospital e seu pronto socorro. Trabalha em hospitais como parte do seu corpo clínico realizando pequenas e grandes cirurgias, que quando necessárias, são realizadas nos centros cirúrgicos.
Os cirurgiões bucomaxilofaciais tratam de pacientes que apresentam problemas, como dores faciais ou de ATM (Articulação Temporo-Mandibular), pacientes que sofrem de apnéia obstrutiva do sono e ronco, dentes retidos que não nasceram e a má posição entre os maxilares. Tratam também das vítimas de acidentes que sofreram traumas faciais, através de cirurgias reconstrutivas dos maxilares e implantes dentários, bem como pacientes com tumores e cistos dos maxilares, melhorando as condições funcionais e estéticas de toda a área maxilo-mandibular e seus anexos.
Para se tornar um Cirurgião Bucomaxilofacial é necessário estudar 5 anos de um programa da Faculdade de Odontologia, depois realizar uma Residência Cirúrgica Hospitalar. Este treinamento requer um tempo mínimo de 3 anos e aprovação pelo Conselho Federal de Odontologia.
Com condições especializadas e conhecimentos na área do controle da dor, o
cirurgião oral e maxilofacial é capaz de prover cuidados de qualidade, com um
máximo de conforto e segurança no hospital, ambulatório ou na clínica
particular.