A ATM é uma articulação única, já que não funciona de forma independente, e sim em conjunto com sua articulação contralateral. Portanto, problemas na primeira podem implicar direta ou indiretamente no funcionamento e a saúde da segunda. Esta é a articulação mais ativa do corpo, movendo-se até 2000 vezes por dia durante a fala, mastigação, deglutição e ronco. Os distúrbios na região fazem parte de um grupo heterogêneo de patologias denominadas disfunções temporomandibulares (DTM), que podem se manifestar com uma variedade de sinais e sintomas, atualmente sendo considerada como a condição de dor orofacial crônica mais frequente.
Pacientes que possuem tais diagnósticos e que foram tratados com próteses customizadas apresentaram maiores níveis de melhora objetiva e subjetiva. Estudos alegam que este sistema fornece uma prótese biologicamente mais aceitável e funcional do que o sistema de implantes de estoque, pois é feito sob medida e tem o benefício de um ajuste “perfeito”. Isso permite o máximo contato entre o dispositivo e o osso hospedeiro, melhorando a estabilidade, o seu sucesso a longo prazo e minimizando o micromovimento. É particularmente relevante para pacientes que necessitam da reconstrução da articulação, cuja anatomia é frequentemente distorcida.
Nesse contexto, apesar de as experiências precoces com materiais aloplásticos e sistemas protéticos para reabilitação da ATM terem sido catastróficas (Proplast-Teflon/Silastic), nos últimos anos novos sistemas protéticos da ATM foram introduzidos como uma opção de tratamento para pacientes que já foram submetidos a múltiplas terapias cirúrgicas e não-cirúrgicas da ATM. Todos os estudos disponíveis sugerem que a principal indicação para uma substituição total da articulação é quando esta se encontra gravemente lesada ou mutilada, resultado de uma série de doenças graves ou falha de cirurgias prévias. Esses pacientes – e também aqueles com doenças inflamatórias, tecido conjuntivo/doenças autoimunes, anquilose, tumores ou ausência de estruturas da ATM – podem ter a melhor oportunidade de um tratamento bem-sucedido com uma prótese articular total.
Pacientes implantados com próteses total da ATM, segundo um estudo com acompanhamento de 36 pacientes ao longo de 5 anos, 90% dos pacientes declararam-se como satisfeitos com o resultado da cirurgia, onde 89% apontam que a redução da dor foi o maior benefício. O uso de próteses de ATM customizadas vêm sendo realizado desde o ano 2000 nos Estados Unidos da América, com aprovação do dispositivo pela agência de fiscalização FDA. Essas próteses encontram-se disponíveis no mercado até os dias atuais, comprovando sua eficácia e longevidade. Além disso, como apresentado, as próteses customizadas preenchem todos as propriedades necessárias para uma boa prótese de ATM, com resultados superiores quando comparadas àquelas de estoque.